Guia Prático: Limpeza do Vidro

Quando se trata da limpeza e manutenção de vidros, pode até parecer difícil alcançar o brilho desejado sem deixar manchas nas superfícies, mas basta optar pelos produtos corretos em quantidades adequadas e o resultado ideal estará garantido.

No dia a dia, excessos de líquido, ou até mesmo restinhos de pano nas peças, comprometem a estética limpa – e eliminá-los parece um grande desafio. Pensando nisso, este guia reuniu uma série de dicas com receitas caseiras, substâncias que devem ser evitadas, técnicas de aplicação e mais dicas específicas para diferentes instalações.

Também vale ressaltar que, para manutenções efetivas, não há necessidade de altos investimentos. Acredite: um bom pano macio e a escolha certa de combinações de produtos garante que o vidro fique limpo e sem danos a longo prazo. A dica número um é eliminar materiais ásperos que podem riscar pouco a pouco a superfícies da chapa. 

Em obras recentes, quando janelas e espelhos estão cobertos por camadas de poeira, o primeiro passo deve ser eliminar todo o pó com um pano de microfibra e pressão moderada. Essa técnica também evita riscos nas peças recém-colocadas.

Tratando-se da frequência de limpeza exigida por vidros, a manutenção deve ser realizada a cada 15 dias ou dependendo das condições climáticas e de fluxo. Esponjas e papéis de boa qualidade são indicados para facilitarem o trabalho durante a rotina.

A orientação é para movimentos circulares no momento de aplicação dos produtos e retos na hora da eliminação destes.

QUAL A MANEIRA CORRETA DE LIMPAR VIDROS?

Toda manutenção de vidros deve ser feita com bastante atenção e cautela, o que inclui algumas observações além das peças. Em se tratando de janelas, por exemplo, o recomendável é lavá-las em dias nublados, para que a luz do sol não seque o produto antes de ser polido adequadamente.

Outra recomendação é tirar o pó das aberturas e outros possíveis pontos de acúmulo com a ajuda de um aspirador de pó ou um pincel de cerdas largas (excelente para a atividade). Entre os itens indispensáveis, também está o rodinho 100% de algodão, ou de lã de carneiro, e o uso de luvas comuns.

Todo o produto com ação detergente precisa ser aplicado de forma uniforme e sem excesso para que não ocorra a formação de estrias na superfície. Se o vidro formar algum tipo de crosta, esta deve ser removida ainda úmida com um raspador.

Já para a remoção das soluções utilizadas, o ideal é que essa seja feita a partir da parte superior do vidro, descendo na posição vertical em linha reta até o final. A pressão usada na peça carece ser sempre a mesma para evitar possíveis manchas.

COMO ESCOLHER OS PRODUTOS CORRETOS?

Existem produtos específicos de limpeza que oferecem proteção ao vidro, remoção de sujeiras e manchas e durabilidade para o serviço. Disponíveis no mercado, algumas dessas opções desenvolvem uma proteção antiestática, que repele a poeira e promete segurança contra embaçamento por condensação. 

Além das combinações químicas, existem receitas caseiras que ajudam a manter uma boa manutenção nas chapas. Uma delas é a pasta de dente! Considerada uma alternativa para usos eventuais, o item elimina gordura e outros resíduos de forma simples e rápida. 

Usando uma esponja de espuma não abrasiva, aplique uma pequena quantidade de pasta de dente e espalhe. Utilize a esponja em movimentos circulares e com pouca pressão. Por fim, enxágue e seque o vidro. 

O vinagre pode ser outro grande aliado na hora da higienização diária. Ele dissolve acúmulos minerais e, mesmo não sendo uma solução completa para a limpeza, deve substituir o uso do álcool, que não é recomendado por causar manchas irreversíveis. Entre outros que devem ser evitados estão os produtos com bases ácidas, abrasivos ou alcalinos.

No momento de se preparar para faxina, lembre-se que essas são as substâncias mais indicadas entre os especialistas para a limpeza de vidros: 

  • Água quente com sabão neutro;
  • Água e detergente neutro (quatro gotas para um litro de água);
  • Duas colheres de sopa de amoníaco e dois litros de água morna; 
  • Vinagre branco destilado e água.

Tanto a água misturada com o detergente neutro e a opção com vinagre branco destilado são misturas indicadas para chapas lisas e com sujeira superficial, sem a necessidade de um componente forte.

Já a receita com aminoácido é aconselhada para manutenções mais profundas e superfícies irregulares. A água morna é fundamental quando existe a presença de gorduras e óleos sobre a superfície. 

Outra dica valiosa é aplicar as soluções com o auxílio de um borrifador. E, após os procedimentos, os vidros devem ser secos com um pano limpo e macio. 

MATERIAIS ADEQUADOS

ESPANADOR ELETROSTÁTICO

O espanador é encontrado em qualquer mercado e é indicado para vidros e espelhos que não ficam em áreas úmidas como os banheiros. 

RODO DE PIA 

O item é aconselhado para retirar o excesso de produtos. 

PANOS MULTIUSO

Os panos multiusos são aqueles que apresentam furinhos. Aconselhados para todos os materiais, ele pode ser descartado após o uso.

PANOS DE MICROFIBRA 

Muito utilizados, os panos de microfibra têm uma vida útil média de 60 a 70 usos. 

O papel jornal, papel toalha ou flanelas não são aconselhados. Ambos os papéis podem riscar os espelhos, enquanto o terceiro material solta fiapos que grudam na superfície.

PRINCIPAIS CUIDADOS NA LIMPEZA DOS VIDROS

É preciso tomar bastante cuidado na hora de seguir receitas e recomendações de pessoas que não são de confiança ou que não são especialistas no assunto, pois o que poderia ser fácil e simples, pode acabar trazendo muita dor de cabeça.

Algumas substâncias são corrosivas e, portanto, degradam e modificam a superfície do vidro. Há também materiais que são recomendados por diversas pessoas, mas que trazem mais malefícios para o vidro do que a própria limpeza, como é o caso de esponjas de aço.

O uso de tais materiais faz com que o aspecto de sujo e riscado não saia mais da superfície vítrea. Isto acaba tornando necessária, na maioria das vezes, a troca de todo o vidro do ambiente lesado.

MITOS NA LIMPEZA DE VIDROS

O mais importante é ter em mente que algumas práticas populares não passam de mitos. Um dos principais erros é o senso comum de que produtos alcalinos e ácidos, como desinfetante, removedores e álcool, auxiliam na manutenção. Na verdade, eles prejudicam as peças.

O fato do álcool não ser aconselhável surpreende muitas pessoas, que acreditam que o químico é bom para qualquer higienização. Porém, ele pode causar corrosão nas peças e prejudicar sua transparência.

Outro utensílio que jamais deve ser utilizado são as palhas de aço.

LIMPEZA DE FACHADAS DO TIPO PELE DE VIDRO 

As fachadas de vidro são muito frequentes em prédios comerciais e, recentemente, residenciais. Glamurosas, elas exigem uma manutenção mais cuidadosa. 

O QUE É FACHADA PELE DE VIDRO? 

O sistema estrutural é instalado nos perfis de alumínio e, dessa forma, ele fica sobreposto e, para quem vê de fora, enxerga apenas os vidros. Agora, para limpar janelas que usem esse sistema é necessário um cuidado extra, evitando que o vidro fique manchado. 

POR ONDE COMEÇAR?

Todo empreendimento que tenha fachada de vidro, além de buscar por um bom profissional, precisa garantir a segurança, equipamentos e todos os materiais necessários. A solução mais usada no mercado é contratar um serviço terceirizado de limpeza nas alturas.

COMO É REALIZADA A LIMPEZA DE FACHADAS DE VIDRO? 

A limpeza da fachada de pele de vidro exige produtos específicos para garantir que eles fiquem translúcidos e sem manchas. O indicado é usar um esfregão de lã de carneiro, rodo e pano 100% de algodão. Detergentes neutros e água também são aconselháveis para a limpeza. Assim como em outras superfícies de vidro, evite produtos abrasivos.

DICAS DE MANUTENÇÃO DE VIDRO PARA BOX DE BANHO

Em geral, o box acumula muita sujeira, já que está exposto a células do corpo e resquícios de produtos de beleza. Para uma limpeza efetiva, o local exige alguns detalhes de atenção. Como, por exemplo, esfregar os vidros e ferragens somente com o lado macio da esponja.

Um erro comum é considerar que a superfície mais áspera da esponja ajuda em sujeiras mais concentradas. Neste caso, o indicado é usar um sabão neutro e esfregar com um pano macio.

A água quente também pode ser uma aliada na remoção de manchas impregnadas. Sendo assim, a dica é sempre retirar os produtos com jatos de água na temperatura mais alta. 

Mas, como finalizar a limpeza sem embaçar o box? O segredo é optar por produtos específicos para prolongar a transparência – são os antiembaçantes.

PARTICULARIDADE DE CADA MODELO DE BOX

As dicas acima são usadas em quase todos os boxes, mas para checar é sempre bom conversar com os fornecedores. Enquanto vidraçaria, disponibilizar um guia de limpeza após a instalação pode mostrar um trabalho diferenciado para o cliente. 

FREQUÊNCIA IDEAL PARA A LIMPEZA DE BOX DE BANHO

O correto é que seja feita uma manutenção básica todos os dias. Isso significa tirar os resíduos com água após todos os moradores usarem o ambiente. Agora, para uma lavagem do espaço, o indicado é a cada 15 dias.

COMO LIMPAR VIDROS TEMPERADOS

Os vidros temperados de banheiros precisam receber uma limpeza periódica para evitar o surgimento de pontos de acúmulos de resíduos. Especialistas indicam até mesmo deixar um rodinho de pia dentro para retirar o excesso após cada banho. Uma receita caseira bem conhecida é a seguinte:

  • 1 colher de sabão em pó
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de álcool
  • 1 xícara de vinagre 
  • 1 xícara de água morna ou quente

Basta misturar tudo em um recipiente e usar com uma esponja macia. Os movimentos devem ser circulares em todo o vidro temperado do banheiro. Após espalhada essa mistura, o truque é aguardar 10 minutos para que a solução atue em toda a peça. Em seguida, é necessário que se faça um bom enxágue. Por fim, basta secar bem o vidro com um pano macio que não solte fiapos.

Depois de secar, você pode utilizar uma quantidade pequena de lustra móveis em um pano para criar uma camada protetora na superfície.

COMO LIMPAR ESPELHOS

Geralmente, um espanador eletrostático é suficiente para manter toda a superfície em ordem. Agora, em ambientes úmidos, a sujeira pode se misturar à umidade, exigindo um produto de limpeza – mas não muito. 

Neste caso, a dica é espirrar o limpa-vidros no pano, e não diretamente no espelho ou vidro, para diminuir o excesso e facilitar a retirada da substância. 

Se o espelho estiver muito sujo, vale borrifar o limpa-vidros diretamente. Se a superfície for extensa, o recomendável é uma limpeza por pequenas áreas, passando o pano em movimentos em forma de oito. 

MANCHAS ACINZENTADAS EM ESPELHOS

Manchas acinzentadas significam que a umidade entrou na chapa. O problema é mais comum em peças com muitos anos de uso (10 ou mais). Em instalações recentes, o efeito pode ser causado por uma falha na vedação de silicones. 

Caso o espelho fique apoiado em em móvel, por exemplo, a melhor manutenção é retirá-lo para limpar a superfície da bancada com produto clorado, como a água sanitária, secar com um pano e colocar uma camada de silicone na qual ele será fixado.

COMO LIMPAR JANELAS

Assim como outras estruturas, as janelas comuns também necessitam de limpezas regulares. A tarefa também é uma das mais fáceis e não depende de muitos produtos ou passos a serem seguidos. 

Uma dica para facilitar ainda mais a manutenção é, antes de iniciar pelos vidros, primeiro limpe as aberturas. Como sugestão, passe um pincel de cerdas largas entre as frestas para eliminar o pó. 

Já o vidro pode ser limpo com uma receita caseira. A solução indicada é a junção de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Lembrando sempre de usar a esponja do lado macio. 

TRUQUES PARA LIMPEZA DE JANELAS

  1. Divida a limpeza por etapas, isso evitará manchas. Comece de cima para baixo e use o pano ou esponja na mesma direção;
  2. Sempre lave a janela em dias nublados. Como citamos, a luz do sol acaba secando o produto antes que você possa polir adequadamente;
  3. Use camisetas antigas de algodão para garantir ainda mais brilho – use o tecido esfregando de forma leve;
  4. O limpa-vidros é ideal para a limpeza de janelas;
  5. Em locais com acúmulo de gordura, como janelas de cozinha, pode ser usado desengordurantes no lugar do sabão neutro. 

PRODUTOS NECESSÁRIOS PARA LIMPAR JANELAS DE VIDRO

  1. Vinagre;
  2. Sabão neutro;
  3. Esponja macia;
  4. Rodo dupla face;
  5. Panos de malha (não soltam fiapos).

RECEITA CASEIRA PARA LIMPAR JANELAS DE VIDRO

  • 2 colheres (sopa) de amônia;
  • 1/2 copo de álcool para limpeza;
  • 1/4 de colher (chá) de detergente;
  • Use sempre um borrifador para aplicar.