Guia Prático: Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Aumentar o desenvolvimento de sua vidraçaria ou empresa de esquadrias nas redes sociais pode trazer muitos benefícios, como maior credibilidade e novos clientes. A verdade é que para se destacar no setor de prestação de serviços, ter um campo sólido no digital tornou-se imprescindível.

Entre as etapas de compra dos consumidores, hoje está cada vez mais comum buscar sugestões e analisar trabalhos já executados por determinada empresa. Por isso, é importante disponibilizar informações online e compartilhar projetos concluídos anteriormente. E, para atrair possíveis clientes e se destacar entre a concorrência, há algo fundamental: fotos bem produzidas!

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro passo é estabelecer um plano de postagens e investir em uma boa produção, o que não significa necessariamente contratar um fotógrafo. Neste artigo focaremos em dicas para o Instagram, principal rede da atualidade, e plataforma onde predominam conteúdos em fotos e vídeos curtos, mas também outras funções para que você use o espaço a seu favor. 

Quem já experimentou fotografar ambientes priorizando trabalhos com vidros, espelhos, esquadrias e mais elementos da construção civil sabe que não é tão fácil quanto parece. Após muitas tentativas de luz e ângulo, a imagem ainda não parece ser tão atraente. Pensando nisso, a PKO criou um guia prático de como melhorar suas fotos e, consequentemente, o engajamento nas redes, trazendo benefícios para o seu negócio.

As etapas para tirar boas fotos envolvem desde a montagem do espaço até a iluminação, o foco e o equipamento. Lembre-se de que as fotos precisam garantir uma boa visão do projeto e de seu resultado para atrair outros consumidores e se tornar um objeto de desejo entre eles!

Agora vamos às dicas!

FOTÓGRAFO PROFISSIONAL X “FAÇA VOCÊ MESMO” COM O CELULAR

Se você pode contratar um fotógrafo especializado em fotos de ambientes, invista! Um profissional adequado trará uma bagagem a mais e saberá exatamente como realizar os ensaios para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias.

Mas, caso não seja o momento econômico ideal, você pode instituir algumas regras com sua equipe e obter bons resultados. A maioria dos smartphones já vêm equipados com câmeras de alta qualidade e o segredo é saber explorar os recursos que eles oferecem. Uma dica é disponibilizar um aparelho de boa capacidade para equipe caso não seja você que estará presente nas finalizações e entregas de projetos. Dessa forma, você cria um padrão e uma identidade para o seu perfil – algo importantíssimo!

FUNCIONALIDADES DO SMARTPHONE

Aqui estão algumas funcionalidades das câmeras de smartphone:

  • Foco;
  • Flash (geralmente, é melhor mantê-lo desabilitado para evitar reflexos);
  • Explore diferentes ângulos;
  • Atenção ao enquadramento desejado; 

Pesquise fotos profissionais na internet e use o formato e a iluminação como inspirações para recriá-las de sua maneira.

O QUE NÃO DEVE SER FEITO EM FOTOGRAFIAS DE PROJETOS CIVIS PARA AS REDES SOCIAIS

ENQUADRAMENTO RESTRITO A PEÇA

Não foque tanto a câmera em um único objeto. O ideal é fotografar todo o espaço com amplitude para que você consiga registrar com perfeição o trabalho de sua vidraçaria e mostrar aos clientes como este transforma o cômodo.

NÃO TRABALHE COM LUZ FLUORESCENTE

Não é recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes para iluminar espaços que você deseja registrar com fidelidade e realismo. A iluminação acaba proporcionando uma falta de dimensão em relação ao espaço, além de alterar a cor das esquadrias por exemplo e dar um ar mais plastificado ao vidro. 

CUIDADO PARA NÃO SUBESTIMAR OS ÂNGULOS NECESSÁRIOS

É importante lembrar que para transmitir ao consumidor a forma mais exata de seu serviço, o correto é garantir fotos em diversos ângulos e focos.

Se o projeto a ser registrado for o box de vidro ou a esquadria de uma janela, além de fotografar todo o espaço e mostrá-los instalados de diferentes visões, também será necessário garantir os detalhes.

O mesmo processo realizado em uma piscina de vidro pede ainda mais fotos de diferentes ângulos. Ou seja, não subestime a quantidade de imagens e o número de olhares que dá a elas.

TRABALHE NA MONTAGEM, DECORAÇÃO E ILUMINAÇÃO

Antes de iniciar a sessão e encontrar a iluminação perfeita, construa um ambiente agradável para as fotos mais distantes. O segredo para atrair clientes para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias através de fotos é fazer com que eles desejem estar no local fotografado, que queiram trazer aqueles ambientes e detalhes para o seu lar – então, capriche em uma estética aconchegante e limpa. 

Em áreas externas ou cômodos com janela, o melhor é sempre fotografar com luz natural. Por exemplo, se o intuito da foto é exaltar um espelho instalado na sala de jantar, prefira os horários em que entra sol na casa, sempre tomando muito cuidado com os reflexos na peça. Se não for possível, leve uma boa iluminação artificial com você. Não precisa ser profissional, desde que cumpra o papel de clarear o lugar para os registros em sua câmera de celular.

Use objetos e flores para dar um ar mais intimista ao lugar fotografado. Quanto mais aconchegante ele parecer, mais atrativo será ao consumidor, principalmente em fotos do tipo “antes e depois” no Instagram.

PLANO DE FUNDO

Se estiver fotografando uma peça em evidência, como o corrimão de vidro de uma escada na sala ou esquadrias em uma janela do quarto, pense em todo o plano de fundo que será mostrado. Como está o restante da sala para registrar aquela escada e qual será a vista da janela no momento de fotografar a esquadria.

Nas janelas e sacadas, em particular, tente focar naquelas com uma boa vista e prefira áreas verdes. Em ambientes mais fechados, como lavabos, vale o registro com as luzes do local acesas e, dependendo do seu diâmetro, vale a foto de fora, através da porta, sendo ele mesmo o plano de fundo protagonista.

ENCONTRE A ILUMINAÇÃO PERFEITA

Primeiro passo: domine a luz! Abra portas e janelas do ambiente onde será feita a sessão fotográfica e, se o ambiente permitir, dê preferência por registros pela manhã ou com o sol se pondo. Isso se dá especialmente em casos de vidros externos, como, por exemplo, varandas ou grandes instalações da sala para a área de lazer, ou salas de reunião com fundos de vidro. 

O uso de flash, principalmente nas peças reflexivas, não é indicado por conta da dificuldade de evitar reflexos e encontrar bons ângulos com focos nas peças. As imagens ainda podem ficar sem brilho ou com alteração nas cores, não transmitindo muita realidade.

APLICATIVOS PARA EDITAR FOTOS

APLICATIVOS DE EDIÇÃO PARA O SEU CELULAR 

Aplicativos de celular são bons aliados na construção de fotos. O fato é que saber utilizar os apps certos pode ser mais uma vantagem para a rotina de sua equipe nas publicações da rede social.

Não será possível contratar um fotógrafo para acompanhar a finalização de todos os projetos, então vale investir em ferramentas boas, acessíveis e práticas para que os funcionários também passem a auxiliar nesses registros.

Separamos dois aplicativos gratuitos e fáceis de usar!

  • Adobe Lightroom: ajustes de cores e sombras, além de contar com várias ferramentas profissionais de tratamento de imagens;
    App Store | Google Play
  • VSCO: ótimo para tratar as fotos e fazer pequenos retoques diários. Também contém ótimos filtros para fotos de ambientação.
    App Store | Google Play

COMO UTILIZAR OS FILTROS DO INSTAGRAM

A ideia aqui é não focar tanto nos filtros presentes no aplicativo, mas nas ferramentas de edição de brilho, luz, contraste e temperatura. Ao compartilhar uma foto em seu perfil, passe por essas opções e ajuste alguns níveis da iluminação da imagem através desses atalhos.

Para conquistar mais claridade, por exemplo, que é um fator que transmite realidade e aconchego, eleve um pouco de brilho e contraste.

Se estiver usando seu smartphone e ele conter a ferramenta de realce no próprio rolo da câmera, prefira utilizá-lo também. Geralmente, eles conseguem dar mais luz ao registro com muita naturalidade.

COMO UTILIZAR O INSTAGRAM

COMO REALIZAR AS POSTAGENS DE SUA VIDRAÇARIA E ESQUADRIAS NO INSTAGRAM

Como sabemos, a ideia principal dessa rede social é exatamente o compartilhamento de fotos e a promoção de empresas e serviços. Uma boa dica é sempre estar em contato com o perfil de outros estabelecimentos do segmento para traçar planos com diferenciais e melhorias. 

No Instagram, é importante criar um planejamento de postagens para que não fiquem muito espaçadas. Para ser um perfil atrativo, sua vidraçaria precisa estar sempre em movimento nas redes sociais. Além de fotos, o essencial é construir uma boa bio (descrição) informativa com endereço, contatos e horário de funcionamento. 

CRIAÇÃO DE DESTAQUES PARA SERVIÇOS

Use e abuse da ferramenta de destaques presente no Instagram. Através dela você pode divulgar seus serviços criando abas de direcionamento. 

Como o ideal é alimentar seu perfil diariamente, os stories são ótimos para cumprir essa função – vale antes e depois, bastidores da loja, registro das instalações, tirar possíveis dúvidas dos clientes, divulgar alguns preços especiais, tudo! E, para que esses conteúdos não se percam após 24 horas, o melhor modo de usar é a criação de destaque. 

A dica é separar por seções, por exemplo: 

Vidraçarias

  • Espelhos;
  • Instalações;
  • Projetos;
  • Box de banheiro;
  • Janelas e varandas;
  • Fábrica e loja;

Empresas de esquadrias

  • Janelas e fachadas; 
  • Portas;
  • Coberturas;
  • Alumínio;
  • Trilhos.

ALGUMA DÚVIDA, SUGESTÃO OU COMENTÁRIO?

Nem sempre as primeiras opções de fotos ficarão perfeitas, não desista! Reúna as dicas deste artigo e aposte em diferentes construções de cenário, ângulos opostos, boas iluminações e seja autêntico, criando mais um diferencial para o seu negócio. 

E, lembre-se, quanto maior o conforto e estética transmitidos pela foto, mas atrativos se tornam os serviços! Use de seus projetos diários para transformar seus seguidores em clientes e seus clientes em seguidores!

Não deixe de compartilhar conosco suas dúvidas, sugestões ou comentários.