Checklist: Canais digitais que sua empresa de esquadria deve estar presente

Informações a respeito dos canais digitais que sua empresa de esquadria deve estar presente, assim como a importância de cada ferramenta.

Antigamente os canais digitais eram destino somente das redes sociais. No entanto, esse espaço se tornou o mais influente meio de divulgação, passando a ser a plataforma fundamental para anúncios de marcas e produtos. 

Com uma quantidade significativa de usuários online – em média, quase 59% da população mundial – as redes sociais podem ser ferramentas poderosas quando se trata de divulgação e impulsionamento. 

Pensando nisso, é um fator importante a adequação das empresas de esquadria às suas funcionalidades e aproveitamento de todos os canais disponíveis, como mídias sociais, sites, e-mail marketing e outros que conectam clientes atuais e potenciais. 

Se o negócio é de pequeno porte, a competitividade com as grandes empresas de esquadria normalmente é desleal, tendo em vista que a maioria possui muito capital para investir em comerciais de televisão ou campanhas nacionais – o que acaba inviabilizando o desenvolvimento dos pequenos negócios, que não conseguem espaço nesse mercado cada vez mais competitivo. No entanto, felizmente, existem muitas oportunidades para superar os grandes players por meio de iniciativas e estratégias de marketing digital através dos canais digitais. 

Estudos e especialistas afirmam que não há melhor estratégia para atingir as massas tão rapidamente quanto as plataformas online. Através delas é possível concentrar esforços apenas nos clientes em potencial com maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço ofertado. Além de ser geralmente mais econômico do que a publicidade tradicional, elas permitem uma avaliação diária mais categórica de engajamento, possibilitando a reformulação de suas estratégias de divulgação – caso não estejam atendendo as expectativas.

Ao longo deste manual, reunimos informações a respeito dos canais digitais, assim como pontuamos a importância de cada ferramenta.

IMPORTÂNCIA DOS CANAIS DIGITAIS

Para iniciar, as plataformas que podem desempenhar um papel na sua estratégia e conteúdo incluem:

POSTAGENS DE ARTIGOS NO SITE

Escrever e publicar artigos em um site próprio com assuntos relacionados à empresa ajuda a demonstrar experiência no setor e gera tráfego de pesquisa orgânica. Em última análise, isso oferece mais oportunidades para converter visitantes do site em potenciais compradores. 

CONTEÚDO DE ÁUDIO OU VISUAL

A televisão, rádio e as redes sociais são canais populares para divulgação e engajamento.

Ressalta-se que no período atual, com a pandemia, ocasionaram diversas mudanças no cotidiano das pessoas e na forma como consomem. A partir de então, a internet, que já era uma importante ferramenta de divulgação, tornou-se um dos alicerces fundamentais para alavancar um empreendimento, posto que as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R$ 161 bi em 2021, segundo levantamento da Neotrust.

Assim, no presente momento, com uma forte estratégia de mídia social e a capacidade de criar conteúdo envolvente, a empresa conseguirá prospectar mais clientes utilizando as ferramentas digitais. 

Desta forma, detalhamos os canais que as empresas de esquadrias podem usar para fomentar ainda mais sua imagem!

REDES SOCIAIS

FACEBOOK

Uma página do Facebook tem muitos benefícios potenciais para o seu negócio. Embora alguns desses benefícios sejam semelhantes a ter um site, alguns destes são exclusivos da plataforma. 

Combinados, os benefícios listados podem levar ao aumento de vendas e lucros para o seu negócio. O Facebook é uma estratégia de baixo custo, tornando assim uma ótima opção de investimento. Isso o torna ideal para pequenas e médias empresas com um orçamento limitado. Empresas maiores também podem testar conceitos por meio da rede social antes de se comprometerem com campanhas maiores.

A página do Facebook é um lugar onde a empresa pode divulgar seu nome, endereço, detalhes de contato e descrever brevemente seus produtos e serviços. O empresário pode falar sobre sua equipe, histórico ou qualquer outro aspecto do seu negócio que possa atrair outros usuários e criar interesse no serviço divulgado. Importante também é o compartilhamento de fotos e vídeos da empresa, possibilitando publicações de texto, fotos e vídeos, permitindo que os possíveis clientes vejam o produto ou serviço sem precisar visitar suas instalações. 

Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio), globalmente o Facebook possui 2,2 bilhões de usuários mensais. No Brasil, a margem é de 127 milhões de usuários. Esse grande número de pessoas interagem a todo tempo entre si e consomem novos conteúdos. Então, há um grande público nesta plataforma para prospecção.

Ferramentas do Facebook

As ferramentas disponibilizadas pelo Facebook são muitas, porém as principais e mais estratégicas são:

CONHECIMENTO DA MARCA

O Facebook é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo. A presença da sua empresa ajudará a ganhar clientes em potencial. 

DIRECIONAR O TRÁFEGO DO SITE

Ao postar links em sua página, é possível aumentar as visitas online.

PUBLICIDADE DIRECIONADA

A publicidade no Facebook permite segmentar dados demográficos específicos, com base na localização, idade, sexo e interesses.

GERE LEADS DE NEGÓCIOS

O público de curtidas do Facebook pode ser um ótimo ponto de partida para reunir leads de vendas. O empresário poderá usar competições e brindes para coletar endereços de e-mail para criar listas.

ATENDIMENTO AO CLIENTE E FEEDBACK

O Facebook permite a comunicação bidirecional entre empresas e seus clientes. A marca poderá usar o serviço de mensagens para lidar diretamente com os clientes. Avaliações e comentários podem ser uma ótima maneira de coletar feedback e encontrar áreas de melhoria.

MONITORE E MELHORE

Use os dados do “Facebook Insights” da página para entender qual conteúdo funciona melhor e planejar o futuro.

TWITTER

O Twitter é uma das plataformas mais rápidas de informação, conectando a empresa com o que está acontecendo no mundo todos os dias. Através dele, é possível aprender as últimas tendências em tempo real e investir em escuta social. Devido a sua rapidez, a rede se torna uma ótima maneira de ler a reputação da marca.

Além disso, a promoção de seus produtos e serviços é gratuita, possibilitando a expansão do negócio de forma orgânica. Ao expandir sua imagem, há uma facilidade na interação com novos consumidores, inclusive com parceiros. Outra possibilidade interessante é iniciar uma conversa com os seguidores para obter feedback informal através de enquetes com perguntas.

LINKEDIN

O LinkedIn permite a criação de uma página da empresa para definir e promover seu negócio, mas também é útil para pesquisar outras empresas e pessoas que tenham interesses, estratégias ou perfis semelhantes aos seus.

A plataforma permite atualizar continuamente o perfil da empresa, fornecendo conexões de informações atuais sobre o que estão fazendo em sua área. Ao contrário de outros canais de mídia social, o LinkedIn é uma maneira profissional das empresas mostrarem às pessoas quem elas são, sem o contato pessoal. É perfeito para uma introdução breve, porém direta, do que sua empresa representa antes de conhecê-la.

Search Engine Optimization

São classificados com alta otimização no Google. Isso significa que apenas ter um perfil no LinkedIn o colocará mais alto na página de resultados quando alguém pesquisar o nome da sua empresa.

As pessoas estão usando o Google agora mais do que nunca para pesquisar empresas, portanto, garantir que sua empresa apareça nos principais resultados de pesquisa é crucial. Criar um perfil de empresa no LinkedIn pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Networking

O LinkedIn é uma ótima ferramenta de rede que ajuda você a dar e receber apresentações para as pessoas. Com “conexões” de primeiro, segundo e terceiro grau, é fácil pesquisar empresas e construir relacionamentos que podem ajudar seu negócio a crescer.

Além disso, pessoas e empresas com as quais tenham sinergia com o empreendimento, conseguem visualizar suas postagens, mantendo sua marca relevante e ativa no mercado.

INSTAGRAM

O Instagram é um grande centro de oportunidades de marketing, tendo em vista que a maioria das pessoas consomem mais conteúdo visual. Além disso, há muito mais razões pelas quais essa plataforma pode ser extremamente benéfica. Aqui exemplificamos fatores importantes que ajudam empresas na divulgação de sua marca:

  • Mais de 30% das pessoas que usam a internet estão no Instagram; 
  • Mais de 48,8% das empresas estão ativas no Instagram;
  • A taxa de engajamento do Instagram é 10 vezes maior que a do Facebook, cerca de 54 vezes maior que a do Pinterest e cerca de 84 vezes maior que a do Twitter;
  • O Instagram tem mais de 500 milhões de usuários; 
  • Mais de 60% dos usuários do Instagram fazem login diariamente. 

Com uma série de estatísticas significantes, não há como uma empresa de esquadria não pensar em criar uma conta no Instagram! Ao impulsionar um mundo totalmente novo de clientes, o Instagram funciona como uma porta de entrada para o sucesso da marca. Seja por meio de hashtags, do título da empresa ou até mesmo da localização do negócio. Não encontrá-lo na plataforma pode levar a uma experiência ruim ou pior, enviando-os os potenciais clientes para os concorrentes.

A maioria dos clientes afirmam que a mídia social desempenha um papel enorme quando se trata de fazer compras. Cerca de 38% dos clientes afirmam que são influenciados pelas mídias sociais de uma marca e cerca de 35% deles dizem que suas decisões são influenciadas pelas mídias sociais dos varejistas. Isso torna seguro dizer que o Instagram – um dos maiores players do mundo do marketing – permite o seu “vender”.

Hashtags

Ao criar uma postagem, uma dica valiosa é não se concentrar apenas nas fotos e legendas, mas também em hashtags. Para um bom engajamento, crie hashtags com sua empresa para usar em todas as publicações e outras palavras-chave relacionadas aos serviços disponíveis. Neste caso, algumas são: #esquadrias #empresadeesquadria #vidros, #esquadriaBr (use também a localização do seu estado/cidade).

Para estes conteúdos, explore dicas sobre como usar diferentes opções de vidraçaria em um projeto, como decorar ambientes, características e funções dos produtos oferecidos, ou ainda compartilhe uma dica simples todos os dias mostrando uma cena de instalação ou o cobiçado “antes e depois”.

PINTEREST

O Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento e salvamento de diferentes imagens. Com a possibilidade de criação de pastas e seleções especiais, além da vasta quantidade de referências imagéticas, a plataforma pode ser um excelente caminho tanto para a pesquisa quanto para a divulgação de seu material.

Além disso, a rede é referência na hora de buscar inspirações para o design de interiores e arquitetura de um imóvel – sendo assim um excelente espaço para se organizar trabalhos de esquadria do seu negócio e alcançar novos possíveis consumidores.

OUTROS CANAIS DIGITAIS

SITE

Para conquistar novos consumidores, é necessário entender onde os clientes potenciais procuram fornecedores, pesquisam e fazem compras. No mundo de hoje, a internet é o principal meio onde as pessoas procuram serviços e produtos, especificamente nos mecanismos de buscas. 

Com 93% das decisões de negócios começando com um clique em um mecanismo de pesquisa, isso significa que uma empresa sem o site estruturado estará vendendo apenas para 7% do seu mercado. Assim, o empresário reduz o tamanho potencial do seu negócio em 93%. Essa plataforma é estratégica e fundamental para otimizar os mecanismos de pesquisa, projetando o impulsionamento das vendas.

GUIAS DE EMPRESAS DO SETOR

Outra maneira de conquistar uma presença online e garantir que sua empresa de esquadrias apareça quando clientes em potencial pesquisarem serviços como o seu é por meio de um guia da empresa para o setor. A lista mostra várias marcas e suas informações básicas, como endereços e telefones de contato.

Para se destacar dos seus concorrentes na hora de se cadastrar, listamos alguns temas para completar sua apresentação. 

  • Além de um número de telefone, cadastre-se para um contato do WhatsApp (muitas pessoas preferem usar mensagens, mas lembre-se de ficar atento durante o horário comercial);
  • Se possível, também é ótimo incluir uma imagem do logotipo para uma aparência mais profissional e ainda escrever uma breve introdução sobre os serviços oferecidos.

Entre os guias do segmento, separamos o Guia Fácil, o Guia do Vidro e CoteiBem SíndicoNet. Outra plataforma é a “Meu Vidraceiro“, que funciona como os guias acima. Com um investimento acessível, o empreendedor pode cadastrar sua loja e divulgar suas criações nos buscadores. Além de promover a marca junto das pessoas que procuram serviços, principalmente clientes da sua zona, o “Meu Vidraceiro” tem uma app que o ajuda a gerir orçamentos.

ALGUMA DÚVIDA, SUGESTÃO OU COMENTÁRIO?

A internet trouxe a divulgação de informação muito mais rápida e global, transformando a maneira como nos conectamos com as pessoas, compartilhamos conteúdos, vivendo uma vida de qualidade e interativa. Muitas pessoas passam a maior parte do tempo na internet, seja para consumir conteúdo, comprar um produto, usar um serviço, ler um site, entreter-se ou por vários outros motivos.

Considerando a quantidade de tempo que as pessoas passam na internet, as empresas também se mudaram para o online. Ter um site e presença nas redes sociais tornou- se crucial. Se você tem um negócio e não possui um site, pode estar perdendo muitos clientes em potencial online!