Os elevadores panorâmicos possuem um ou mais lados de vidro em sua cabine, unindo conforto, tecnologia, segurança e design.
Os elevadores panorâmicos são conhecidos por seu design sofisticado e diferencial arquitetônico. Muito usados em projetos modernos, são adaptáveis aos mais diversos tipos de construção.
Quando falamos em benefícios, podemos destacar que os elevadores panorâmicos têm um baixo consumo de energia devido a sua luminosidade, ideal para ambientes internos e externos, integram-se com a vista através de sua torre de vidro, o que torna a experiência muito mais agradável.
De acordo com a NBR 7199, que estabelece as regras para a utilização de vidros na construção civil, o vidro utilizado para esse tipo de projeto precisa necessariamente ser o laminado.
O vidro laminado Laminak da PKO reduz o risco de acidentes causados pela quebra devido a sua característica de manter os fragmentos presos ao PVB, evitando que os vãos fiquem devassados.
Os elevadores panorâmicos estão presentes no mundo todo, em complexos variados.
Considerado o maior elevador panorâmico do mundo, o Bailong Hunan (ou Elevador de Cem Dragões) mede 330 metros de altura e alcança o topo em menos de dois minutos podendo levar até 50 passageiros por viagem.
No ano de 2015, entrou para o Guinness World Records com três recordes: Maior elevador com plataforma panorâmica, elevador mais rápido de grande capacidade e elevador externo mais alto do mundo.
Localizado no hall do hotel Radisson Blu, o aquário AquaDom conta com 11 metros de diâmetro, 25 de altura, 9000.000 litros de água do mar e um elevador panorâmico em seu interior. O elevador possui uma luz branca intensa que destaca as ondas deixando a experiência ainda melhor, são mais de 2.600 peixes de 56 espécies diferentes.
Em Estocolmo está a maior construção esférica do mundo o Ericsson Globe. A atração possui duas gôndolas de vidro acopladas no topo de seu edifício com cabines circulares. São 85 metros de altura e seu topo está a 130 metros acima do nível do mar.
No Brasil, temos o elevador do Alto da Sé, inaugurado em 2011, com 20 metros de altura em um mirante que permite a vista de 360 graus para as cidades de Olinda e Recife. A obra é um marco na arquitetura Brasileira.
Apesar de ser muito comum em pontos turísticos, os elevadores panorâmicos também são muito utilizados em obras comerciais, shoppings centers e residências, o que mostra a sua versatilidade.
Para elevadores panorâmicos é recomendado o uso de vidros mais neutros, para aproveitar a vista durante o período da noite (o que não funciona com os refletivos). Os vidros de controle solar também são muito utilizados nesses projetos, pois reduzem a passagem dos raios de Sol e garantem um maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.
Atualmente existem diversos tipos de elevadores panorâmicos no mercado e por ser um produto de alto valor agregado muitas coisas devem ser levadas em conta para que além de cumprir sua funcionalidade tenha um design atraente e pensado em quem irá utilizá-lo.
Av. Lothar Waldemar Hoehne – 2850
Jd. Maricá
Mogi das Cruzes – SP
CEP 08775-000
Brasil
Av. Antonio de Almeida - 1111
Jd. Maricá
Mogi das Cruzes – SP
CEP 08775-420
Brasil
PKO do Brasil - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies em conformidade com a LGPD.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais