Cursos presenciais e online para serralheiro de alumínio

Cursos presenciais e online para serralheiro de alumínio

Estampo para esquadria

Estar atualizado, estudando, informando-se e aperfeiçoando no trabalho é necessário para todas as profissões, claro. Para o profissional do setor de vidros essa necessidade também aparece, pois não só novas formas de realizar o trabalho podem surgir com os avanços da tecnologia e novos modelos de negócio, mas também para realizar as obras e projetos de forma mais ágil, eficiente e segura. 

O serralheiro de alumínio trabalha em reformas e construções menores como em casas e apartamentos, mas também opera no universo corporativo, pois entre suas funções está fabricar esquadrias, portas, grades e outras peças do gênero, além de trabalhar com chapas de alumínio – seja recortando, modelando ou instalando.

De olho nesse contexto, analisar os riscos e melhores formas de realizar o trabalho com o material alumínio não só pode ser requisitado pelo cliente atendido, mas pode oferecer melhor estabilidade, confiança e segurança para todos os envolvidos no processo.

Formas de estudo para especialização do serralheiro de alumínio

O serralheiro de alumínio tem a liberdade de trabalhar em diferentes ambientes, seja no seu próprio negócio, ou seja, sua oficina e empreendimento, ou então em serralharias de terceiros. 

A formação básica necessária pode depender dessa profissão, mas para ser, de fato, um serralheiro de alumínio o que é necessário são cursos e especializações altamente desejados, podendo ser requisitos no momento de contratações privadas. 

Obviamente que experiências também são exigidas para esta profissão, o que é adquirido com o passar do tempo praticando o trabalho em indústrias e oficinas. Porém, para além disso, cursos e certificações também são formas de evoluir na profissão e garantir uma profissionalidade maior na hora de executar o serviço. 

Leia também:  Vidro refletivo: Como especificar um projeto de fachada

Vale ressaltar que para além dos cursos, que iremos citar alguns exemplos a seguir, é importante estar constantemente se informando sobre o material trabalhado (alumínio) e sobre as atualizações do mercado. 

Cursos para serralheiro de alumínio

A quantidade de cursos disponíveis na internet é grande, um dos adventos que vieram com o período de isolamento social enfrentado durante a pandemia. Para serralheiro de alumínio o cenário não é diferente. 

O que se aprende nos cursos são as noções básicas do setor, como soldagem e corte de peças, como realizar dobras e furações da peça metálica. Outros pontos relevantes também podem ser aprendidos, por exemplo como criar orçamentos para clientes.

É importante ainda lembrar que para realizar esses cursos muitas vezes é necessário uma noção básica do assunto, dos materiais e de como operá-los.

Dicas de uso de serra de esquadria

Curso de orçamentos

Diferente dos cursos que iremos abordar a seguir, que tratam especificamente de práticas da rotina do trabalho do serralheiro de alumínio, essa ideia de curso propõe pensar no modelo de negócio do seu empreendimento, ou do empreendimento que você faz parte. 

Saber como criar um orçamento justo e rentável pode otimizar o tempo, evitar desperdício e passar uma imagem de confiança ao consumidor. Esses cursos oferecem uma visão mais completa e estratégica de projetos, custos, valores de peças e materiais e também de tempo de trabalho. 

Agora seguindo para os cursos práticos, separamos uma lista de alguns para se tornar um profissional ainda mais capacitado e munido de informações sobre o setor. Alguns deles são presenciais e outros online. Confira a lista!

Sistema Fiep

Mais do que um curso, o Fiep oferece uma qualificação profissional em serralheiro de alumínio. O programa é presencial e no total conta com mais de 100 horas de especialização – passando por etapas como Fundamentos da Construção Civil, Instalações e Manutenção de Elementos Diversos em Alumínio.

Leia também:  Armazenamento de vidros e transporte: assista às dicas

O Mestre Serralheiro

O Curso Serralheiro 2.0 é realizado de forma online por um serralheiro chamado Fabiano, formado pelo Senai, que decidiu criar sua própria forma de ensinar os outros e “poupar que as pessoas passem pelo o que ele passou”. Todas as demais informações são oferecidas uma vez que você demonstra interesse enviando seu email no site do curso. 

AFEAL – São Paulo

A AFEAL (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) em parceria com o SENAI e ALCOA realizam o curso Básico de Serralheria em Alumínio. O programa acontece em dois locais na cidade de São Paulo, no Tatuapé e na Vila Leopoldina, e é oferecido de forma gratuita para os interessados. 

Centro de Formação do Vidraceiro – São Paulo

A escola Centro de Formação do Vidraceiro, oferece o curso livre e presencial “Serralheria de Alumínio e Janela Integrada”, com aulas práticas, duração de 20 horas e material didático para maior aproveitamento do conteúdo. O valor total do investimento é de R$820 e pode ser parcelado em até 12 vezes.

Conclusão

Com as dicas dos cursos neste artigo é possível evoluir nas suas qualidades como profissional do ramo e também aumentar sua rede de contatos e negócios no setor, pois nos cursos você aprende não apenas as técnicas, mas também se relaciona com pessoas que estão possivelmente na mesma trajetória, buscando clientes e uma maior rede de apoio.

Como vender o Privacy GlassComo vender o Privacy Glass
eBook

Guia Prático: Como Vender o Vidro Privacy Glass

Saiba como obter os melhores resultados de vendas em vidros de alto valor agregado, como o Privacy Glass

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Como fotografar projetos de vidro e esquadria
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.